Voce sabia ?

Voce sabia ? 14 coisas sobre o doutor


Há pouco menos de 49 anos atrás estreava na Inglaterra uma série sobre um alienígena que viaja no tempo e espaço numa cabine telefônica, levando consigo companheiros humanos. O que ninguém imaginava é que essa série de trama bizarra viria a se tornar a mais longa série televisiva da história, e também um dos maiores sucessos da ficção científica.
Onze doutores, 32 temporadas (26 clássicas e 6 atuais) e incontáveis planetas salvos pelo alien mais cool (segundo ele mesmo) de todos os tempos. Já percebeu que curiosidades não vão faltar nessa série, né? Portanto, pergunto-lhe: Você sabia
1 que o projeto inicial da série pretendia usar a TARDIS como um objeto educativo?
A ideia era que a nave tomasse formas diferentes a cada episódio, dependendo do lugar onde a história se passasse (como uma Coluna na Grécia Antiga, um sarcófago no Egito e etc). Mas depois de serem feitos os cálculos para o orçamento da série, os produtores perceberam que seria muito caro “mudar” a TARDIS com tanta frequência. A partir disso, logo no primeiro episódio o Doutor descobre que o “Chameleon Circuit” da nave estragou, e ela ficou travada no modelo de cabine telefônica.
2 que a série quase teve de acabar após a saída de William Hartnell?
Depois de quatro temporadas, William Hartnell, que interpretava o Doutor, já com 60 anos de idade e vários problemas de saúde, teve de abandonar a série. Para salvar o show da perda do seu ator principal, os roteiristas Innes Lloyd e Gerry Davis criaram o conceito da renovação (que depois veio a ser chamada de Regeneração), onde o Doutor consegue mudar o seu corpo quando está perto de morrer. Assim, a série pode manter vários atores diferentes interpretando o mesmo personagem. E cada um com algumas características próprias. O que quase foi o fim da série acabou se tornando um dos segredos da longevidade de Doctor Who.

3 que 108 episódios da série clássica foram jogados no lixo pela BBC?
Durante as décadas de 60 e 70, devido a uma política de “economia de espaço” a BBC simplesmente jogou fora muitas das fitas que o canal tinha guardado. Não só Doctor Who, mas várias séries perderam centenas de episódios com essa limpeza da BBC. Mas DW foi a que mais conseguir recuperar episódios, devido ao fato de que todos os episódios perdidos tinham pelo menos o áudio gravado, graças a fãs da série que os gravavam em casa.

4 que devido a cortes no orçamento o Doutor teve de ficar preso na Terra durante a sétima temporada da série clássica?
O orçamento baixo é um fato recorrente em Doctor Who desde o princípio, e um dos principais cortes ocorreu na década de 70, onde uma temporada inteira do terceiro Doutor (interpretado por Jon Pertwee) se passou na Terra, onde ele teve de ser exilado. Com todos os episódios se passando aqui, nenhum cenário alienígena precisou ser feito.
5 que o criador d’O Guia do Mochileiro das Galáxias escreveu 3 episódios para a série?
Douglas Adams foi chamado para escrever os episódios em 1979, durante o reinado do quarto Doutor (interpretado por Tom Baker). Dois episódios escritos por Adams foram ao ar, e são até hoje considerados alguns dos melhores episódios da série.
- Na terceira temporada da série moderna (em 2007) com o décimo Doutor – de David Tennant -, foi exibido o episódio de nome “42”, referência à resposta para “A vida, o universo e tudo mais” nos livros de Douglas Adams.
6 que a série possui a sua própria revista?
Em 1979 foi criada a “Doctor Who Weekly”, revista semanal que contava histórias sobre a série, fazia entrevistas com os roteiristas, diretores e atores, exibia tiras em quadrinhos sobre a série, entre outras coisas.
Atualmente a revista de chama “Doctor Who Magazine”, e circula mensalmente na Inglaterra.

7 que a série tem 6 spin-offs?
Em 1981 surgiu a primeira ideia para spin-off de Doctor Who. “K-9 and Company” seria a série com as aventuras do cachorro-robô companheiro do Doutor em alguns episódios da série. Porém a série de K-9 não deu certo e só teve o piloto exibido como especial de natal no mesmo ano.
Em 2005, junto com o retorno da série, foi criado o “Doctor Who Confidential”, documentário que vai ao ar logo após os episódios de Doctor Who, e que mostra os bastidores da gravação do episódio.
Em 2006 a BBC decidiu criar o primeiro spin-off voltado para o público infantil. “Totally Doctor Who” era um programa que usava a história de DW em brincadeiras com crianças, gincanas temáticas, visitas aos sets de filmagem e etc. Um ano depois de ir ao ar o programa foi cancelado.
Seguindo a linha de programação infantil, em 2007 foi ao ar “The Sarah Jane Adventures”, série com a família de Sarah Jane (interpretada por Elisabeth Sladen), que foi uma das principais companheiras do Doutor durante a série clássica. Em abril de 2011 Elisabeth Sladen faleceu.
Em parceria com o canal Disney XD, em 2009 foi criada a série infantil “K-9”, mais uma tentativa de spin-off do cachorro mais legal do universo.
E por fim, em 2006, a BBC levou ao ar o mais famoso spin-off de Doctor Who: “Torchwood”, série que acompanha o Capitão Jack Harkness nas investigações contra os alienígenas na Terra. Atualmente a quarta temporada da série está sendo exibida numa co-produção com o canal americano Starz.

8 que David Tennant é noivo da atriz que fez sua filha na série?
O eterno Décimo Doutor da série, David Tennant, atualmente é noivo de Georgia Moffett (não confundam com Moffat!), atriz que interpretou Jenny, a filha do próprio Doutor na terceira temporada de Doctor Who, no episódio “The Doctor’s Daughter”. E, além disso, Georgia é filha de um Doutor na vida real! Seu pai é Peter Davison, que fez a quinta encarnação do Doutor na década de 80.
9 que a música de abertura da série foi a primeira inteiramente eletrônica da televisão?
A música que até hoje é tema de abertura da série (com pequenas mudanças, claro), composta por Ron Grainer em 1963, e produzida pelo “BBC Radiophonic Workshop” foi um marco na criação de músicas completamente eletrônicas. O próprio Grainer ficou espantado com o que foi feito, chegando até a brincar perguntando “Eu escrevi isso?”.
10 que o primeiro país a transmitir a série fora do Reino Unido foi a Nova Zelândia?
Em 1964 Doctor Who saiu da terra da rainha para ganhar o mundo. Primeiro a Nova Zelândia, e atualmente a série é transmitida em mais de 50 países, fazendo dela o show mais lucrativo da BBC.

11 que existe um asteróide chamado TARDIS?
Em 1984 o astrônomo americano Brian Skiff descobriu um asteróide, e como um bom whovian o chamou de TARDIS (e não, o asteróide não viaja no tempo).
12 que Doctor Who possui 4 recordes no Guinness?
A série é listada como “Mais longa série de sci-fi da história” e “Mais bem sucedida série de sci-fi da história”. Além disso, o spin-off “Torchwood: Children of Earth” é reconhecido a “Mini-série de sci-fi mais bem avaliada da história”, e o Museu de Ciência e Indústria de Manchester possui o recorde de “Maior número de Daleks no mesmo lugar”, com 70 Daleks.
13 que existe um gênero musical especial de Doctor Who?
O “Time Lord Rock”, ou simplesmente TROCK, surgiu na internet em vídeos de fãs da série, e já virou um verdadeiro estilo musical, com bandas formadas e álbuns lançados. Aqui você pode ouvir as músicas da principal banda do gênero, o “Chameleon Circuit”. (E é bom mesmo, não só para os fãs da série!).
Numa entrevista a um programa de rádio, David Tennant foi perguntado sobre o TROCK, ele disse que já tinha ouvido, e que era como “proper decent music”, algo como “música decente e adequada”.
14 a premiere da sexta temporada quebrou recordes britânicos e americanos?
“The Impossible Astronaut”, que foi ao ar no dia 23 de Abril de 2011 se tornou o programa mais gravado da história da TV britânica. Dos 8,86 milhões de pessoas que viram o episódio ao vivo, 4,1 milhões gravaram o episódio para assistir depois. E nos Estados Unidos, “The Impossible Astronaut” chegou à marca de 1,3 milhões de telespectadores, se tornando o programa mais assistido da história da BBC America.
E você, leitor whovian. Conhece mais algum fato curioso sobre Doctor Who? Compartilhe nos comentários!



Curiosidades sobre os atores


Ecclensson:

- É ateu, vegetariano e é membro da Cruz Vermelha Britânica.
- Eccleston já esteve no Brasil uma vez. Ele foi júri do segundo Festival Internacional de Cinema dos Amazonas, em novembro de 2005.
- A iniciativa de ser parte do elenco de Doctor Who dele partiu dele. O ator escreveu uma e-mail para o então roteirista Russel T. Davies pedindo por uma chance durante as audições. Davies depois confessou ter pensado em Eccleston o papel desde sempre, mas tinha dúvidas se ele aceitaria.
- Ele é viciado em futebol (torce para o Manchester United), joga tênis e adora correr maratonas.
- Tem irmãos gêmeos idênticos mais velhos do que ele

David tennant:

Ele realmente odeia esquiar no gelo.
- David e Christopher Eccleston, o Doctor #9, dividiram uma cena juntos no filme Jude, anos antes de Doctor Who.
- O ator foi recusado 16 vezes seguidas na audição para uma peça chamada Taggart, muito popular na Escócia.
- David e John Barrowman, o Capitão Jack Harness, costumavam fazer competição de puns durante as filmagens (para o horror de Freema Agyeman, a Martha).
- Seu pai, Sandy McDonald, fez uma participação especial em um episódio da quarta temporada (“The Unicorn and The Wasp”), sem falas.

Matt smith:

Sua banda favorita é Radiohead
- Foi um dos primeiros atores a fazerem testes para o papel, e Steven Moffat gostou dele logo de cara
- Também tentou o papel de Watson na série Sherlock
- Já teve casos com Billie Piper (a Rose Tyler) e com a atriz brasileira Mayana Moura. Atualmente namora com a modelo britânica Daisy Lowe

Nenhum comentário:

Postar um comentário